Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Biografia

Eduardo Augusto Zanom é o terceiro filho da família Zanom. Filho de José e Vera e irmão de Luciana e Fernanda, Eduardo nasceu na cidade paulista de São José do Rio Preto em 5 de junho de 1985.  Sentiu-se chamado para a vida sacerdotal aos 16 anos, mas precisou esperar ainda um ano e meio até o término do Ensino Médio para então ingressar no seminário, após um processo de discernimento vocacional, escolhendo a cidade de Palmas/TO para sua formação.

Estudou dois anos na capital tocantinense, onde cursou filosofia na primeira turma do Centro de Estudos Superiores Mater Dei e participou da turma inicial do Seminário Interdiocesano Divino Espírito Santo. Após esse período, foi enviado a Roma (Itália) pelo então arcebispo de Palmas, Dom Alberto Taveira, para realizar os estudos teológicos.

Na Itália, concluiu teologia no Seminário Maria Mater Ecclesiae. Ordenado diácono em agosto de 2008, foi transferido para a Paróquia Santa Maria delle Grazie al Trionfale, permanecendo por um ano como diácono e, posteriormente, um ano como padre. Antes de voltar ao Brasil, cursou mestrado em teologia moral na Academia Alfonsiana.

De volta ao Tocantins, tornou-se vigário da Paróquia São José e vice-reitor do Seminário Interdiocesano Divino Espírito Santo. Há três anos é pároco da Catedral do Divino Espírito Santo, em Palmas. Atualmente, também é reitor do Centro de Evangelização Casa de Maria Rainha da Paz, professor de teologia moral no Seminário Interdiocesano Divino Espírito Santo e professor de filosofia e ciências da religião e ética na Faculdade Católica do Tocantins.

Padre Eduardo é muito conhecido por seu trabalho pastoral e pelo carisma com crianças.